sábado, 25 de maio de 2013

Finados Tem que Ser Todo Dia


Homenagear os mortos parece ser uma prática universal, uma maneira de reverenciar e lembrar os entes queridos e, de certa forma, é uma re-confirmação de nossa condição de mortal. No México esse dia é lembrado com festas e muitas comemorações, em outras culturas, embora a comemoração seja diferente, é também um dia de lembranças e de visitação aos jazigos.

Quem trabalha no setor de cemitérios e funerárias sabe que esse é um dia de visitação em massa e, portanto, há uma grande movimentação para este evento. A atenção com a manutenção adequada dos espaços, a limpeza, abastecimento da floricultura, lanchonete e conservação dos jazigos é fundamental. Equipes são contratadas e disponibilizadas para que os visitantes tenham todo o conforto e a segurança neste dia. Há os que se preocupam também em planejar ações diversas, criativas e por vezes até inusitadas para os visitantes. Além da preocupação em receber bem os visitantes, não se pode negar a importância comercial deste evento e o interesse dos cemitérios na venda de planos funerários, jazigos, cremações e no consumo geral de outros produtos.O foco comercial desta data é incontestável, assim como as medidas tomadas para a melhor recepção dos visitantes.

Contudo, pela nossa experiência de trabalho com os enlutados e pela prática de acompanhar de perto as visitações desse dia, temos visto que a melhor condição para venda de um plano funerários ou jazigos não é o Dia de Finados em si, mas é o atendimento que a família recebe quando usa os serviços dos cemitérios tanto em ocasiões de sepultamento quanto em visitas ocasionais.

Vimos que a grande movimentação de pessoas nesse dia muitas vezes dificulta a expressão de luto de alguns familiares como também faz com que para alguns a passagem por ali seja um simples ato social e cultural bem diferente de quando a data comemorativa tem um registro na história da família com o ente falecido.

Alguns cemitérios realizam ações grandiosas no dia de Finados, e que sejam todas bem vindas, mas infelizmente não sustentam sua prática de bem servir no dia a dia. Essa tem sido nossa maior preocupação, como profissionais que acompanham esses segmentos, e que têm como compromisso levar os conhecimentos do processo de luto a fim de garantir a melhor qualidade de atendimento possível às famílias.

A Importância da Filosofia da Empresa

Ao utilizarem os serviços de uma empresa, os clientes percebem, intuitivamente, qual a importância dada a eles enquanto clientes, quanto esta empresa investe no bom atendimento e quais as condições em que isto se efetiva. Isto acontece porque a qualidade do atendimento transparece naqueles que atendem, na forma como se propõem a resolver os problemas que surgem, bem como na atenção que dispensam às demandas dos clientes.

Pode parecer irrelevante ou secundário, mas a filosofia da empresa fala mais alto por meio de suas ações cotidianas, do que por meio de eventos esporádicos, por este motivo, ressaltamos que a preocupação com o cliente deve ser meta constante dos cemitérios e crematórios, refletindo tanto àqueles que visitam o lugar apenas em Finados quanto àqueles que visitam seus entes mesmo fora desta data.

Um certo olhar sobre esse aspecto da filosofia da empresa – o que essa empresa prega como ideal a ser atingido no serviço prestado aos seus clientes? - pode ser o diferencial que vá fazer com que seu empreendimento ganhe força e sustentação no mercado.

Assim todo dia deverá ser como o dia de finados




Fonte: Ana Lúcia Naletto e Lélia Faleiros Oliveira são psicólogas do Centro Maiêutica e desenvolvem trabalhos na área de luto em cemitérios, crematórios e funerárias.www.centromaieutica.com.br

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