Regional de Saúde de São Sebastião


Coordenação Geral de Saúde de São Sebastião

Coordenador Geral: Marcus Antonio Costa
Endereço: Centro de Múltiplas Atividades, Conj. 10, Centro
Telefone: (61) 3335-1639 / 3335-2109

Unidades de Saúde
Centro de Saúde nº 01
Endereço: Q 02 AE - Conjunto 10 (ao lado da Regional de Saúde)
Telefone: 3335-3298
 
Posto de Saúde Rural
Endereço: Nova Betânia DF 140 Km 7,5 (vizinho a Emater)
Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
Endereço: Quadra 102, conjunto 1, lote1 São Sebastião
Especialidades: Clínica Médica e Pediatria.


Humanização do atendimento
Em sua origem, a Medicina Ocidental era uma ciência essencialmente humanística, onde todas as ciências humanas então conhecidas, incluindo a matemática e a física, era a medicina a mais afim as ciências éticas de Sócrates. Suas raízes se assentavam no solo da filosofia da natureza e seu sistema teórico partia de uma visão holística que entendia o homem como ser dotado de corpo e espírito. Neste contexto, a causa das enfermidades deveria ser buscada não apenas no órgão ou mesmo no organismo enfermo, mas também e, principalmente, no que há de essencialmente humano no homem: a alma; é este componente espiritual que distingue o homem dos outros organismos vivos do planeta. 
Esta visão busca o retorno da medicina humana e da assistência humanizada ao paciente e traz à tona antigos preceitos já esquecidos. 
Mais que científica, mais que naturalista, a assistência à saúde deve ser fundamentalmente humanista. E é neste contexto de significados onde o retorno à simplicidade de ações torna humanístico o atendimento oferecido a comunidade, sem perder com isto a qualidade técnica do profissional assistente, que formulou-se o conceito de "Humanização do Atendimento".
Humanizar o atendimento não é apenas, mas também, chamar a paciente pelo nome e ter um sorriso nos lábios toda hora que nos referimos a ela. Humanizar o atendimento ao trabalho de parto é também compreender os medos, as angústias, as incertezas dando apoio e atenção permanentemente à paciente. Nossas gestantes são acompanhadas no pré-natal e durante o trabalho de parto e puerpério por uma equipe multidiciplinar composta por médicos gineco-obstetras, médicos pediatras, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogo e auxiliares de enfermagem que trabalha integrada, analisando a paciente por completo e não compartimentando.
É permitida a presença do acompanhante durante o trabalho de parto, pessoa de sua escolha que a gestante indicou durante o pré-natal e que participa de um treinamento específico. São oferecidos à gestante massagem e exercícios que aliviam e ajudam na evolução de um trabalho de parto ativo. O aleitamento é precoce, logo após o nascimento, quando mãe e filho interagem em pele e olfato em uma explosão de felicidade. 
É desta maneira que os profissionais da Unidade Mista trabalham buscando sempre melhorar e dar qualidade à sua população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário