quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

De onde surgiu que a cor preta é sinônimo de Luto????

   O luto pode ser expresso sob a forma de diversos cores, que variam de país para país. As mais usuais são o preto e o branco, mas há exceções. Na África do Sul, por exemplo, é habitual envergar-se o vermelho para se mostrar que se chora a morte de alguém. Já no Egito é o amarelo, na Índia pode ser o castanho ou o branco, na Tailândia é o roxo e no Irã é o azul. Ou seja, a cor do luto é um ato cultural muito diversificado. A regra, no entanto, divide-se entre o branco, mais usual nas civilizações orientais, como China e Japão, o preto, nos países cristãos. A origem do costume ocidental de vestir de negro por ocasião de uma morte é ancestral: já os antigos egípcios usavam esta cor com esse significado. Dos egípcios, a tradição passou para os romanos, que vestiam uma toga preta, sem ornamentos, nessas circunstâncias. A tradição espalhou-se pelos quatro cantos do Império Romano e foi adotada pela Igreja Católica. No entanto, o branco e o roxo também são identificados com o luto na nossa civilização. Era costume os Reis de França colocarem véus brancos no período de luto. A tradição de se usar o preto deve-se ao fado de esta «cor» evocar a «ausência», pois lembra a noite, a ausência de luz. Nas culturas em que é o branco a representar a morte, tal deve-se ao fato de evocar o silêncio, a leveza, a paz."
(materia retirada do yahoo, pesquisa)

    Segundo Freud, o luto é um momento necessário para a superação do processo da perda. Não é considerado como sendo um sentimento patológico que necessite ser tratado, é um estado normal e extremamente penoso, caracterizado pela falta de interesse pelo mundo externo, pela perda da capacidade de amar, pela inibição de toda e qualquer atividade que não esteja ligada a pensamentos sobre o objeto perdido, o luto é um sentimento humano de pesar pela morte de outro ser humano ou de uma causa muito importante. O luto tem diferentes formas de expressão em culturas distintas.
    As sociedades utilizam diferentes cores para simbolizar a morte, no ocidente é a cor preta que tradicionalmente indica o luto, em muitos países do oriente é o branco que representa a felicidade e a prosperidade no outro mundo, os ciganos costumam vestir vermelho (cor que, para eles, simboliza a vida e a energia); para os muçulmanos, as almas dos justos assumem a forma de aves brancas, durante séculos, o branco foi a cor do luto na Inglaterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário